top of page

 

Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Nine Miles (Rhoden Hall, Saint Ann) uma pequena cidade ao norte da ilha de Jamaica, no Mar do Caribe. Ele era o filho de Cedella Booker, uma afro-jamaicana que tinha 18 anos quando Bob nasceu, e Marley Norval, um jamaicano branco de ascendência Inglês (sua família veio de Essex), capitão da Marinha Real (Royal Marines), que Inglês foi considerado, porque ao entrar nas Forças Armadas britânicas para a Primeira Guerra Mundial, no referido pedido ser Inglês, que ele não foi questionado mais uma coisa (e porque naquela época Jamaica foi uma colônia do Reino Unido e população branca tinha cidadania britânica). A data de nascimento de Norval é controversa tantas fontes quanto nascido em 1895 (por isso teria 50 anos quando seu filho nasceu Bob Marley), mas de acordo com outras fontes, nascidas muito antes, em 1881. Norval Embora ele ajudou a sua esposa e filho, raramente viu seu filho para passar o tempo viajando e, em algumas fontes de sua mãe (a avó de Bob) o pressionou para ficar longe da criança para o preconceito racial. Pai de Bob morreu quando ele tinha 10 anos, em 1955.

Bob Marley teve de suportar insultos e zomba por jamaicanos negros por ser mulato (produto misto mestiço branco e preto), especialmente na infância, adolescência e início da juventude (que dizem ser o irmão de sua primeira namorada disse que "não queremos que os brancos nesta casa." Mas depois de Bob mostrou indiferente a esses deslizes e disse não se envergonha de sua mistura racial, embora ele identificou apenas como negra e que era a única parte de sua herança racial pela qual mostrou interesse.

Nine Miles é uma aldeia que fica a 3 horas da capital, Kingston, que tem o seu nome por causa de seu tamanho, que abrange nove quilômetros. Cedella Marley lutava todos os dias para trazer seu filho, viveu na pobreza e na época não havia muitos recursos, de modo que a casa não tinha água, nem eletricidade. Viver bem em Nine Miles, Bob conheceu o homem que viria a ser seu amigo mais freqüente Bunny Wailer. Cedella e pai de Bunny começou a ter um relacionamento, e é esta a razão por que Bob e Bunny compartilhou uma irmã. Sendo uma família de cinco, à procura de prosperidade, mover-se para Kingston, capital da Jamaica. Foi com Bunny, com quem Bob tornou-se interessado na música, vindo a compor e tocar algumas músicas. Fortemente influenciado pela música de Raymond Charles, Curtis Mayfield, Brook Benton e Fats Domino, e de grupos como The Drifters muito popular na Jamaica que foram ouvidos sobre as transmissões de rádio do sul dos Estados Unidos. Bob Marley alternou trabalho em uma fundição, onde é queimado em um olho, com a música. Bob e Bunny recebeu formação musical de Joe Higgs, um cantor decadente que tinha gostado alguma fama na Jamaica e fez sua vida de ensino aulas de canto para iniciantes. Em uma dessas classes conheceu outro jovem músico chamado Winston Hubert McIntosh (Peter Tosh). Em 1962, Bob Marley participou de uma audição para um produtor musical chamado Leslie Kong, impressionado, pediu-lhe para gravar algumas músicas. No ano seguinte, Bob decidiu que a melhor maneira de realizar seu sonho, ele foi criado, no caso, nós não sabemos, por um grupo. Ele compartilhou sua idéia com Bunny e Peter e os três formaram os "Wailing Wailers" (literalmente, "gritos de protesto." Novo grupo ganhou a simpatia do baterista rastafari Alvin Patterson, que os apresentou ao produtor Clement Dodd. Dodd meados 1963 viu os Wailing Wailers e resolveu promover o grupo. Wailing Wailers lançaram o seu primeiro single, "Simmer Down", com rótulo Coxsone no final de 1963. A formação original consistia de Bob, Bunny, Peter, Braithwaite júnior e duas coristas , Beverly Kelso e Cherry Smith.

Com The Wailers:
Enquanto isso, a mãe de Bob, Cedela, havia se casado novamente e se mudou para Delaware, Estados Unidos, depois de um grande esforço econômico. Ela queria dar a Bob uma nova vida neste país, mas antes da viagem, ele conheceu Rita Anderson e 10 de fevereiro de 1966 eles se casaram. Bob Marley passou apenas oito meses com a mãe em Wilmington, Delaware. Lá, ele consegue um emprego no turno da noite de uma fábrica de automóveis Chrysler. Bob chegou em Kingston em outubro de 1966, apenas seis meses depois da visita da Sua Majestade Imperial, Imperador Haile Selassie, e da Etiópia, levando renovada e importante movimento Rastafari na ilha. Abordagem de Bob para a crença Rastafari começa a ser refletida em sua música. Bob, por sua vez, chamado Pedro, e Bunny para formar uma nova banda, o lendário "The Wailers". Rita começou sua carreira como cantora com um grande sucesso chamado "Pied Piper", um cover de uma canção pop Inglês. Na Jamaica, a onda frenética de ska estava conduzindo a um ritmo mais lento e sensual chamado rocksteady. Crenças Rastafari entraram em confronto com a Dodd Wailers e fundaram seu próprio selo, Wail'N'Soul. Apesar de ter alguns sucessos, o selo não atende às expectativas e de falência, em 1967. O grupo sobrevive compositores que servem como uma empresa parceira para o cantor americano Johnny Nash, que na década seguinte seria um grande sucesso com a música "Stir It Up", de Bob.
Bob Marley e The Wailers no verão de '80 Garden Party Festival, em 7 de junho de 1980.

Os Wailers então encontrei um homem que revolucionou o seu trabalho: Lee Perry. A associação entre Perry e os Wailers trouxe alguns dos sucessos mais marcantes da banda como "Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" reggae futuro clássico. Em 1970, dois dos melhores músicos da ilha, Barrett 'Family Man' Aston e seu irmão Carlton (baixo e bateria, respectivamente) se juntou aos Wailers, que até então arrasou no Caribe, mas internacionalmente permaneceu desconhecido .

No verão de 1971 Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo à Suécia, ocasião em que assinou um contrato com a CBS, que era também o registro de os EUA. Na primavera de 1972, os Wailers desembarcou na Inglaterra para promover o "Reggae on Broadway" única, mas não reunir muitos hits. Em desespero, Bob visitou os estúdios da Island Records, que o rótulo foi o primeiro a se interessar por música jamaicana, e pediu para falar com o fundador Chris Blackwell. Blackwell conhecia os Wailers e ofereceu £ 4000 para gravar um álbum com os mais recentes avanços tecnológicos na indústria da música, eles desfrutaram de bandas de rock da época. Esse primeiro álbum foi Catch a Fire, fortemente promovida pela Island. O álbum não foi um sucesso iminente, e isso é que a música ea letra de Bob contrastava socialmente engajada o suficiente com o que estava sendo feito antes na Europa. Ilha turnê do grupo promovido pela Grã-Bretanha e os Estados Unidos, outra novidade para uma banda de reggae. The Wailers jogado em Londres, em Abril de 1973 e três meses depois, o grupo voltou à Jamaica. Bunny, desencantado com a vida musical, deixou a banda antes da turnê pelos EUA. Em seu lugar entrou Joe Higgs, professor de música antiga dos Wailers. Já nos Estados Unidos, participou de shows de Bruce Springsteen e Sly & The Family Stone, a principal banda de música negra americana do momento.

Em 1973 o grupo lançou seu segundo álbum com a Ilha rótulo, Burnin ', um álbum que incluía novas versões de algumas de suas maiores canções, como "Duppy Conqueror", "Small Axe" e "Put It On", juntamente com "Get Up, Stand Up" e "I Shot The Sheriff". Foi apenas este último tema que Bob Marley internacionalmente consagrada mão da voz de Eric Clapton, alcançando o primeiro lugar na lista de best-sellers de singles nos Estados Unidos. Em 1974, Bob Marley passou muito de seu tempo no estúdio trabalhando em Natty Dread, um álbum que incluía músicas como "Talkin Blues '", "No Woman No Cry", "So Jah Seh", "Revolution", "Them Belly Full (But We Hungry) "e" Rebel Music (03:00 Roadblock) ". No ano seguinte, Bunny e Peter definitivamente deixar o grupo para embarcar em uma carreira solo, levando o comenzase banda a ser conhecido como Bob Marley & The Wailers. Natty Dread foi lançado em Fevereiro de 1975. Quanto aos passeios, existem dois: um no Lyceum Ballroom de Londres, que foi classificado como um dos melhores da década (O disco ao vivo é o concerto). E o segundo, em novembro, quando Bob voltou à Jamaica para tocar um concerto beneficente com Stevie Wonder, e como um superstar em seu país e no mundo. Vibrações Rastaman, o próximo álbum de estúdio, foi lançado em 1976. O trabalho incluiu canções como "Baldhead Crazy", "Johnny Was", "Who The Cap Fit" e, talvez a mais significativa de todas, "War", cuja letra foi extraída de um discurso do imperador Haile Selassie em Nações Unidos.


O seu sucesso profissional:
Nos anos 70 Jamaica viveu uma violência típica e agravamento política, a situação se transformou em uma guerra civil entre gangues de rua de militantes armados dois tradicionais partidos políticos, Popular (Partido Nacional Socialista Democrática) e do Partido Trabalhista Jamaica (centro-direita conservadora). O exército ea polícia tomaram as ruas da Jamaica, mas não foram capazes de conter a violência entre os dois lados em conflito.

Bob Marley era um pacifista então apolítico na Jamaica, um músico e um verdadeiro exemplo e dedicado da fé Rastafari. Bob Marley decidiu participar de um show gratuito no Parque Nacional dos Heróis, em Kingston, em 05 de dezembro de 1976 para promover a paz ea reconciliação nacional, e ajudar a deter a violência. Mas setores da então oposição Jamaica Labour Party criticaram o show porque eles pensaram que era tendencioso e foi realmente um ato de apoio ao primeiro-ministro e líder do Partido Nacional do Povo, Michael Manley (observado como um amigo de Bob Marley), de fato Michael Manley foi o organizador por trás do evento. Após o anúncio do show, o governo convocou eleições Manley para 15 de dezembro (em uma clara tentativa de tornar o capital político de fora na campanha). Em 3 de dezembro de 1976, dois dias antes de "Smile Jamaica", Bob, sua esposa Rita, Griffith e Don Lewis gerente de Taylor ficaram feridos em um ataque de pistoleiros desconhecidos dentro de sua casa em 56 Hope Road, Jamaica, é pensado que o ataque foi uma represália por rejeitar concerto setores políticos por sua suposta apoio do governo personagem Manley, embora alguns crentes em teorias da conspiração, considerando a possibilidade de que a CIA estava envolvida (como Michael Manley havia chegado muito perto Cuba de Fidel Castro). Bob foi ferido por tiros no peito (próximo ao coração) e um braço, sua esposa Rita na cabeça, Lewis Griffith no estômago eo empresário Don Taylor também foi hospitalizada para cruzar na linha de fogo. Felizmente, depois de um tempo se recuperaram totalmente. Dois dias após o ataque, Bob subiu no palco e cantou. Quando perguntado por que, ele disse: "As pessoas que estão tentando fazer este mundo pior não estão tirando mesmo fora um dia, como eu posso levá-lo ilumina a escuridão?". Foi a última apresentação de Bob na Jamaica durante os próximos 18 meses. Temendo um novo ataque, deixou o país para ir morar em Londres, onde gravou seu próximo álbum, Êxodo, um dos mais importantes de sua carreira e reggae.
Bob Marley tem sua própria estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Lançado no verão daquele ano, Exodus consolidou o status internacional da banda, ficando nas paradas por 56 semanas na Inglaterra e ter seguido a três singles - "Waiting in Vain", "Exodus" e "Jammin '" - tão grande sucessos de mídia. Em 1978, a banda tem um novo sucesso com Kaya, que alcançou o quarto lugar na Inglaterra, uma semana após o seu lançamento. Do álbum foram extraídos dois singles: "Satisfy My Soul" e "Is This Love?". Em abril de 1978, ele voltou à Jamaica para o One Love Peace Concert, quando ganhou o primeiro-ministro Michael Manley eo líder da oposição Edward Seaga da mão está sujeito a excepcional no palco, em um esforço para conter a violência política e promover a reconciliação nacional. Ele foi então convidado para ir à sede das Nações Unidas em Nova York, para receber a Medalha da Paz. E ainda este ano, Bob viajou para a África pela primeira vez, depois de visitar o Quênia ea Etiópia, inicialmente, casa Rastafari espiritual. A banda tinha terminado recentemente uma turnê pela Europa e Estados Unidos, onde ele tirou material para o segundo álbum ao vivo: Babylon By Bus.

 

Survival, o nono álbum de Bob Marley para a Ilha foi lançado no verão de 1979. Ele incluía "Zimbabwe", um hino para a Rodésia, liberado mais tarde, junto com "tantos problemas no mundo", "Ambush In The Night" e "Africa Unite". Como a tampa, que contém as bandeiras das nações independentes, Sobrevivência foi um álbum em homenagem à causa Pan-Africano. Em abril de 1980, o grupo foi convidado oficialmente pelo governo do Zimbábue recém-liberados para tocar na cerimônia de independência da nova nação.
 

O próximo disco da banda, Uprising, foi lançado em Maio de 1980 e foi um sucesso imediato com "Could You Be Loved?". O álbum também contou com "Coming In From The Cold", "Work" e "Redemption Song" famoso. The Wailers embarcou turnê entretanto principalmente europeu, quebrando recordes de público em um show. A agenda incluía um show para 100 mil pessoas em Milão, o maior da história da banda. Bob Marley & The Wailers eram a maior banda em turnê esse ano e Uprising estava em todas as listas da Europa. Era um período de máximo optimismo e estavam sendo feitos planos para uma turnê nos Estados Unidos, em companhia de Stevie Wonder no final do ano.

Bob Marley tem sua própria estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Últimos anos e morte:
No fim da turnê européia Marley e sua banda partiu para os Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas de repente endureceu o pescoço e ficou sem fala. Ele foi levado para o hotel onde estavam hospedados Essex e circunstancialmente poderia recuperar. Apesar do conselho médico, decidiu aparecer no dia seguinte no Teatro Stanley em Pittsburgh. Esse ato de 23 de setembro de 1980 foi o seu último concerto. Ele foi diagnosticado com um tumor cerebral. Ele imediatamente começou a se espalhar pelo corpo de Bob. Em 4 de novembro, foi batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia, em Miami, com o nome Berhane Selassie. Durante oito meses, a doença apareceu para estabilizar, após um tratamento não convencional, remédios naturais, na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. Mas era apenas uma ilusão. De repente, a luta começou a ficar mais difícil. No início de maio deixou a Alemanha para voltar à Jamaica, mas não conseguiu terminar a sua viagem e teve que parar em Miami .. Em abril de 1981 ele foi condecorado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Bob não pôde comparecer. Em 11 de maio de 1981, mal de 36 anos, Bob Marley morreu num hospital de Miami. Ele recebeu um funeral em massa do povo da Jamaica, assistido tanto pelo Primeiro-Ministro e do líder da oposição. O corpo de Marley não foi trazido à sua cidade natal, Nine Mile, Cuba foi berço de Rita onde agora descansa em um mausoléu tornar-se um local de peregrinação.

Seus filhos:
Em 2005, Rita Anderson, viúva de Marley, escreveu uma biografia em que ele foi duramente criticado seu marido. Em No Woman, No Cry, como o livro é intitulado. De acordo com Rita, o casal vivia em um barraco, Bob tinha apenas um par de cuecas, ela lavou todas as noites. Ele também afirma que a estrela de reggae foi para uma mansão em Kingston, onde ele vivia com vários amantes (um deles passou a se tornar Miss Mundo) e ainda tenho de levantar algumas das crianças que Bob tinha com essas mulheres.
Bob Marley House, em Nine Mile, um monumento nacional pelo governo da Jamaica.

E a lista de descendentes de Bob é imenso: em 1968, teve um filho chamado Ziggy Marley com Rita Anderson, em 1970, teve um filho chamado Lucille Robbie Williams, uma de suas namoradas em Trench Town. Janet Hunt, Rohan Marley concebió (futuro marido de Lauryn Hill). Suas freqüentes viagens a Londres também não eram verdade, como ele nasceu Karen Marley, filha de uma inglesa chamada Janet Bowen. Mesmo um jamaicano nascido em Barbados, Lucy Pounder, Julian teve com Bob Marley.

Outra de suas namoradas, Caribe campeão Anita Tênis Bellnavis, tornou-se a mãe de Kymani Marley. Em 1975, Cindy Breakspeare, que estava prestes a se tornar Miss Mundo, deu à luz Damian Marley. Outra noiva foi a atriz Esther Anderson, que havia tido casos com Marlon Brando e Blackwell Chris. Por esta razão muitos rastafaris considerá-lo "Rei do Reggae", não exatamente um modelo para perder o meu viver (estilo de vida), de Haile Selassie I.

Estas declarações não sab nada certo o governo jamaicano, especialmente quando souberam que Anderson anunciou sua intenção de exumar os restos mortais de seu marido para o enterro em Shashemene, Etiópia, onde o Imperador Haile Selassie deu um terreno a um grupo de rastafaris da Jamaica residente naquela localidade. A relação entre o governo da Jamaica e Anderson foi fundamental, pois consideram um ídolo Bob e uma atração turística forte para estrangeiros. Não se esqueça de que a casa-museu de Bob é a principal atração de estrangeiros que chegam ao longo do ano para a ilha caribenha. Longe de apaziguar os espíritos, Anderson lembrou que o governo de seu país, a Jamaica, Bob foi baleado em sua casa e sofreu o exílio. "Bob prefere ficar no continente Africano, em vez de uma ilha, onde seus antepassados ??foram trazidos como escravos "mesmo disse a viúva de Bob.

Bob Marley teve três filhos com sua esposa Rita, Rita adoptou dois filhos e sete outras mulheres:
1. Nicola Marley (1963), com Cheryl Murray
2. Sharon Marley (23 de Novembro de 1964), Rita, antes do casamento;
3. Cedella Marley (23 de agosto de 1967), com Rita Anderson;
4. David "Ziggy" Marley (17 de outubro de 1968), com Rita;
5. Stephen Marley (20 de abril de 1972), com Rita;
6. Robert "Robbie" Marley (16 de Maio de 1972), com Lucille Pat Williams, uma de suas namoradas em Trench Town;
7. Rohan Marley (19 de Maio de 1972) com Janet Hunt.
8. Karen Marley (1973) com Janet Bowen;
9. Stephanie Marley (17 de agosto de 1974), "é o advogado da família Marley no mundo conturbado de negócios da indústria do entretenimento e aconselha a Fundação como gerente de Bob Marley e Marley Rita, o museu oficial em torno do figura de seu pai e do estudo e Gong vestuário Tuff empresa batizado ". Segundo afirmou a mãe de Bob, Cedella Booker, Rita teria conhecido um homem chamado Ital, cuja relação nasceu Stephanie, no entanto, reconheceu o músico como seu .
10. Julian Marley (4 de junho de 1975), com Lucy Pounder;
11. Ky-Mani Marley (26 de fevereiro de 1976), com Anita Belnavis;
12. Damian Marley (21 de Julho de 1978), com Cindy Breakspeare;
13. Makeda Marley (30 de Maio de 1981), para Yvette Crichton;
14. Naum Marley (28 de agosto de 1981), com Lucy Pounder.

Bob Marley House, em Nine Mile, um monumento nacional pelo governo da Jamaica.


 

The Star Bob Marley

bottom of page